História

História do Clube

A Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX), constituída em
15 de março de 2008 é uma entidade jurídica de direito privado, apartidária, de caráter beneficente e cultural, sem fins lucrativos.

Inicialmente, atuando no município de Criciúma, a ACX contribuiu para a formação de jovens atletas e cidadãos deste município, sendo reconhecida pela Câmara de Vereadores de Criciúma como entidade de utilidade pública no ano de 2009.

De 2008 a 2009, as atividades do clube eram realizadas no apartamento do diretor técnico da época, Fernando Barros, sendo montado a primeira equipe de OLESC da ACX, no mesmo ano, que representou a cidade de Forquilhinha, obtendo a 6ª colocação geral no Estado e algumas medalhas individuais para este município.

Em 2010, por meio de um esforço coletivo, dos diretores: Eduardo Zini, João Carlos Mazzini Juliano, Juarez Patrício e Marcelo Senger, uma sala foi alugada, e iniciou-se os primeiros passos que tornaram efetivos a ação do clube.

A partir de 2011, por intermédio da diretoria da ACX, em especial o vice-presidente Marcelo Senger (atual presidente), constituiu-se uma parceria entre a ACX e o Município de Içara, no qual, se iniciou os primeiros passos, para a implantação do Projeto de Xadrez no município de Içara.

Em 2012, com a contratação do Técnico e professor, Claudionor A. Lima Pirola, deu-se início as aulas de Xadrez no município de Içara.

Constituído sobre duas perspectivas, o projeto visava:

 1 – Possibilitar a massificação da modalidade de Xadrez, permitindo que o maior número de alunos possíveis da cidade, pudessem ter seu contato inicial com a modalidade, aprendendo sobre o Xadrez, sua filosofia e estratégia de jogo, de forma a inculcar nestes jovens características que o Xadrez exige, como concentração, raciocínio lógico, disciplina de estudo, capacidade de planificação, tomada de decisão, administração do tempo etc. Características estas importantes no universo escolar e que podem contribuir para o melhor desempenho escolar dos praticantes do Xadrez.

 2- O projeto vinha com a intenção de possibilitar que os alunos que se destacassem no processo de iniciação ao Xadrez, pudessem continuar sua formação enxadrística de modo a tela como uma modalidade esportiva de alto rendimento representando a ACX e Içara nos mais diversos eventos oficiais.

Neste processo, desenvolveu-se por intermédio da ACX- Içara (Clube e o município de Içara) a equipe de rendimento de Içara, formada por alunos da cidade, e que representam até hoje a cidade em competições oficiais da FESPORTE (OLESC, Joguinhos e JASC) assim como competições oficiais em âmbito Estadual, Nacional e Internacional.

            Este processo, gerou frutos, onde hoje a ACX e o município de Içara, são referências em âmbito nacional quando se fala em Xadrez. Tendo seus alunos, títulos nacionais e experiências internacionais em competições oficiais, na bagagem.


Destacamos abaixo algumas pessoas, que ao longo da História ajudaram a formar este clube.

Sócios Fundadores:

Antônio Luiz Armindo Dias

Claudionor Alcides Lima Pirola

Cleber Padoin

Daniel Diamantine Mafra

Eduardo Zini Bertolli

Fernando Só Barros da Silva

Gustavo Figueiredo Casagrande

João Carlos Mazzini Juliano

Juarez Patrício

Luiz Gonzaga Gonçalves

Marcelo Senger

Seus presidentes:

2008 -2012 – Eduardo Zini Bertolli

2012- 2014 – João Carlos Mazzini Juliano

2014 até o momento: Marcelo da Silveira Senger.

Diretor Financeiro

Juarez Patrício, que desde o ano de 2008 vêm desempenhando o papel de diretor financeiro na entidade, e que auxiliou de forma decisiva na constituição e manutenção legal da entidade.

Seus diretores Técnicos:

Fernando Só Barros: técnico de Xadrez de Criciúma de 2003 até 2007, e um dos idealizadores da ACX, sendo o primeiro diretor técnico de 2008 até 2012.

Claudionor Alcides Lima Pirola: Diretor técnico de 2012 até o momento, sendo o responsável técnico pela montagem da equipe de rendimento de Içara e o andamento do projeto no município.

Primeiros alunos do Clube:

Luiz Vasconcelos Patrício

Maria Clara da Silveira Senger

Mateus Vasconcelos Patrício

Guilherme Estevão

Guilherme Antunes Gonçalves

Gustavo Antunes Gonçalves

Camila Evaristo

           Alunos atuais que compõe a equipe de rendimento da ACX-Içara

Kathiê Goulart Librelato

Maria Clara da Silveira Senger

João Francisco Mendes de Souza

Ana Julia Goulart Librelato

Isadora Rocha Nicoladeli

Giovane Santiago Leacina

Tiago Rosa de Mello

Mateus Santiago da Silva

Gisele Santiago Leacina

Vanderval de Souza Borges Junior

Marielly Braun Hellmann

Wellington Can

dioto

Kauan Mariani Ferreira

João Vinicius Peruchi

Erica Castro

Gabriela Vasconcelos