Xadrez Içara encerra participação na Argentina!

Ocorreu de 05 a 14 de Setembro, em Buenos Aires/Argentina o 10o Campeonato Continental Feminino de Xadrez. O evento adulto, é a principal competição do Xadrez feminino americano, e buscou apontar a campeã para a Copa do Mundo de Xadrez 2018.

O Brasil esteve representado por 4 atletas, duas dais quais Içarenses do Bairro Aurora e que iniciaram no Projeto Xadrez Que Educa em 2012 e fazem parte da equipe de Xadrez da FMCE/UNESC/ACX-Içara: Kathiê Goulart Librelato e Ana Julia Goulart Librelato.

Kathiê foi a melhor brasileira no evento, encerrando a competição com 5 pontos ( 5 vitórias e 4 derrotas) a 1 ponto e meio da campeã do torneio, ocupando a 11a colocação geral do evento. Já Ana Julia G Librelato, encerrou o evento com 3 pontos e meio (3 vitorias, 1 empate e 5 derrotas) ocupando a 22a colocação geral do evento. A grande campeã, foi a atleta Deyse Cori do Peru, que já tem em seu currículo os títulos de campeã Mundial Sub 16 e Sub 20 além da conquista de 3 campeonatos continentais Femininos (este foi o quarto).

“Nosso objetivo, sem dúvida, ela lutar pelas primeiras posições com a Kathiê, que já veem se despontando na categoria adulta no cenário nacional e internacional, e dar bagagem e experiência a Ana Julia que recentemente conquistou o bicampeonato do JESC 15-17 organizado pela FESPORTE e tem muito para crescer e ganhar espaço ainda. A sensação que ficou, analisando as partidas, é que a Kathiê poderia ter ido um pouco melhor, ela teve um início de competição ruim, onde esteve em posições melhores (inclusive contra a campeã) onde não conseguiu a tranquilidade necessária para converter a vantagem e não sofrer um contragolpe. Conseguiu se recuperar, com uma sequencia de vitórias, mas já era tarde para brigar pelas primeiras posições. Torneios fortes e importantes como este, ajudam a fortalecer ainda mais as atletas em suas trajetórias esportivas.” Destaca o técnico içarense Claudionor Pirola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>